"E agora o bicho vai pegar!!!"

Eu ia postar sobre os acontecimentos subseqüentes aos do post anterior, mas ontem eu vivi uma experiência incrível, e vou relatá-la aqui antes de retomar o assunto antigo. Talvez não tenha sido noticiado nos jornais brasileiros, mas aqui na Islândia a coisa está esquentando, apesar da neve que já cai com certa regularidade. Os dois principais partidos que governam o país não são mais aliados, resultado de sucessivas e infrutíferas reuniões para discutir o que fazer com a instável economia islandesa. Para dar ainda mais emoção a essas reuniões, o povo saiu às ruas para protestar, e decidiu tornar impossível o trabalho dos membros do Parlamento, realizando piquetes constantes em frente ao Althingi.

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 22 de Janeiro, havia quase duas mil pessoas na Austurvöllur, batendo panelas, assoprando apitos e buzinando em frente ao prédio do Parlamento. Eu havia ido ao supermercado, que fica ali perto, e decidi parar para ver o que estava acontecendo. Os comuns protestos aos sábados, contra a súbita falta de transparência nas ações do governo, transformaram-se em verdadeiras manifestações exigindo eleições imediatas. Enquanto uma linha de policiais da tropa de elite (não, não são comandados pelo Capitão Nascimento, sim, essa piada seria óbvia hehe) protegiam a porta de acesso ao prédio, os manifestantes lotavam a praça, que estava coberta de gelo e, portanto, escorregadia pra cacete.

As pessoas gritavam o tempo todo: “Fora governo incompetente! Eleições já!” Claro que eu não entendi porcaria nenhuma, mas perguntei para um dos manifestantes o que significava. Foi de fato impressionante. Não havia, como poderia se supor, apenas estudantes chatos e comunistas, que adoram uma manifestação pra dizerem a si mesmos que têm alguma serventia no mundo. Não. A maioria ali era de pessoas com mais de 30 anos, muitas, MUITAS com mais de 50. E estavam possessas, muitas atirando dúzias de ovos e muita tinta nas paredes e janelas do Parlamento, e, também, nos policiais que protegiam a entrada. Sem brincadeira, os membros da tropa de choque estavam com os capacetes e escudos COBERTOS de ovos e tinta. Ah, se fosse no Brasil, já estariam descendo o cacete na negada. Mas parecia bastante óbvio que o governo determinara que os policias não deveriam revidar a não ser em último caso.

E o povo está com toda a razão nos protestos que vêm fazendo. A economia da Islândia está em frangalhos, a moeda desvalorizou quase 70% em menos de quatro meses, os ingleses que tinham dinheiro investido na Islândia e, portanto, tomaram prejuízo, começaram a chamar os islandeses de terroristas e a tratá-los muito mal no Reino Unido. O governo vem celebrando acordos escusos com bancos internacionais, e fechou um dos maiores hospitais de Reykjavík, depois de mandar para Keflavík, a uns 50 km daqui, as pessoas que lá estavam internadas.

A Islândia já se gabou de ser a democracia mais transparente do mundo, o que é fácil num país com tão poucos habitantes. Hoje, porém, o povo perdeu toda a confiança nos seus representantes, que deram bons motivos para isso. Não dão satisfações de mais nada, e tomam decisões conflitantes dentro do próprio governo. A revolta do povo está plenamente justificada.

O protesto prosseguia, quando eu percebi algo interessante. O povo por aqui é tão, mas tão patriota, que eles não destruiriam o seu prédio do Parlamento para protestar. Foi com enorme surpresa e uma gargalhada que eu notei que a tinta que eles atiravam nas paredes e nos policiais não era tinta. Era iogurte. Skyr, o iogurte islandês, que quase não tem gosto (mesmo os que dizem ter sabor de framboesa, pêssego, morango, etc.), mas é colorido. Só os islandeses, mesmo. Fosse no Brasil, melhor nem imaginar o que as pessoas atirariam. Provavelmente outras pessoas.

Já era noite, e fazia um frio do diabo, quando alguns manifestantes acenderam uma fogueira no meio da praça. Mais e mais gente foi se juntando, até que um dos guardas resolveu usar um extintor para apagar a fogueira. Ele não devia ter feito aquilo. Quando ele estava voltando para a porta o Parlamento, dois ou três dos manifestantes atiraram pedras nos policiais. Eles também não deviam ter feito aquilo. Era o motivo pelo qual os policiais esperavam para descer o cacete na geral. E foi o que eles fizeram. Gás lacrimogêneo foi usado indiscriminadamente, especialmente nos manifestantes que tentavam sair do local, e não conseguiam por causa da multidão ali aglomerada. Parecia que um enorme bando de gnus havia sido atacado por leões, e eu ali no meio, me sentindo o Simba.

Mas, por sorte, nada me aconteceu e eu consegui sair dali sem quaisquer hematomas, ao contrário da gordinha (eufemisticamente falando) que estava ao meu lado e escorregou no gelo. Detalhe: eu não a vi caindo, apenas a vi sendo levantada. Só percebi que ela havia caído porque o gelo sobre o qual estávamos tremeu. Sério, coitada da moça... eu ri tanto.

16 comentários:

22 de janeiro de 2009 às 17:08 Anônimo disse...

rááááá

nem li ainda, mas desbanquei o rafa e sou a primeirona!


muuaaaahahahahaha (risada macabra)

22 de janeiro de 2009 às 18:26 Rafa disse...

"Mas, por sorte, nada me aconteceu e eu consegui sair dali sem quaisquer hematomas".

Poxa, logo na hora q pensei q algo terrível iria acontecer!!!

PS.: Querida Carol, ainda estou na frente!!!

23 de janeiro de 2009 às 03:28 Cesar Merigo disse...

Mario,
Esse tipo de comportamento tanto dos manifestantes quanto dos policiais sao exemplo de primeiro mundo. Um primeiro mundo que digamos apenas quer ver as coisas claras. Isso é ser muito exigente? Creio que nao.
Parabéns por mais esse texto.
Abraço,
Cesar

24 de janeiro de 2009 às 15:22 Rafa disse...

Ah, sem vc, "ex_carola", isso aki nao tem graça...

=)

26 de janeiro de 2009 às 12:58 Rafa disse...

Copenhague, 26 jan (EFE).- Caiu hoje o Governo da Islândia, vítima da crise econômica que quebrou a economia do país e dos protestos populares que se intensificaram na última semanas.

26 de janeiro de 2009 às 12:59 Rafa disse...

vi isso naquele negocio de noticias do yahoo

28 de janeiro de 2009 às 06:29 ex_carola disse...

ih, mário... acho que o rafa gosta mais de mim que de você! rs

29 de janeiro de 2009 às 16:48 Rafa disse...

Carolinha... vc é de onde???

1 de fevereiro de 2009 às 23:06 Luis Gustavo disse...

ta na hr d postar d novo ja!!!hauhau

2 de fevereiro de 2009 às 03:43 Rafa disse...

Concordo com o Lú, ah, e de preferencia deixando de lado a política e voltando aos vinkings...

3 de fevereiro de 2009 às 06:46 M.H. Praðo disse...

Peraí, agora querem ditar as regras no MEU blog? Têm preferência por tipo de fonte, tamanho, espaçamento? Nas normas da ABNT tá bom??? Hehehehe

3 de fevereiro de 2009 às 16:30 Anônimo disse...

Mário Uóm, tô de saco cheio de entrar no blog e ler que o bicho vai pegar (é que toda vez que eu leio essa frase eu lembro duma música do Tihuana que não desgruda da cabeça...)

Posta loooooooooooogo, pô!

5 de fevereiro de 2009 às 21:15 Luis Gustavo disse...

vou parar d acompanhar o blog .. parece q ele nao vai mais pra frente ;'/
huhuhu

6 de fevereiro de 2009 às 12:13 Rafa disse...

22 de janeiro de 2009 - E agora o bicho vai pegar...

Poxa, até hj esse bicho nao pegou ninguem?

Postar um comentário